Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de alta complexidade na coluna

Medico segurando prancheta e com um estetoscópio.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quando é necessário fazer uma intervenção cirúrgica mais delicada na região da coluna vertebral

 Uma cirurgia de alta complexidade na coluna é um procedimento cirúrgico que exige que a equipe médica realize alguns tratamentos diferenciados. Além de um gigantesco grau de preparo e domínio das técnicas por parte dos médicos e das equipes de apoio envolvidas, também é preciso recorrer ao auxílio de materiais e equipamentos modernos e de última geração.

Em outras palavras, uma cirurgia de alta complexidade na coluna se refere a um procedimento médico que necessite de um local que esteja preparado e equipado para atender a pacientes que manifestem doenças ou condições que afetem sua saúde em diversos aspectos.

Ou seja, são pacientes que demandam atendimento por equipes médicas multidisciplinares que estejam muito bem-preparadas e que façam uso das mais avançadas tecnologias científicas para que o resultado seja bem-sucedido.

Uma cirurgia de alta complexidade na coluna pode ser feita com o objetivo de solucionar múltiplos problemas que acometem qualquer uma das estruturas que fazem parte da coluna, tais como ossos, articulações e nervos.

É altamente recomendado que cirurgias complexas e delicadas sejam conduzidas por ortopedistas especializados em coluna, já que é necessário que o médico leve em consideração todos os sintomas, necessidades e características clínicas do paciente a ser operado.

A coluna vertebral já é uma estrutura naturalmente mais delicada, mas uma cirurgia de alta complexidade na coluna não representa, necessariamente, um risco elevado ao paciente. Isso se deve principalmente ao avanço tecnológico na medicina, que vem possibilitando a utilização de técnicas minimamente invasivas na coluna, que trazem maior segurança à saúde do paciente antes, durante e depois do procedimento.

Principais doenças que afetam a região da coluna vertebral

A coluna vertebral é, de fato, uma das principais estruturas do corpo humano, responsável por proteger a medula óssea, absorver impactos, garantir sustentação ao tronco e possibilitar a movimentação das pernas.

Essa estrutura é formada por um complexo sistema vertebral, discos intervertebrais, músculos, nervos e ligamentos, sendo fundamental para a prática de infinitas atividades do cotidiano – desde as mais simples, inclusive.

Muito em razão de sua função de absorver impactos, garantindo a sustentação do corpo, a coluna vertebral costuma sofrer frequentes desgastes, que podem ter como consequência lesões e até mesmo doenças degenerativas. Tais impactos, mesmo quando não considerados graves, podem causar profundos transtornos na qualidade de vida do paciente, como dores e dificuldades motoras.

É válido dizer que nem todas as doenças que afetam a região necessitam de uma cirurgia de alta complexidade na coluna para serem solucionadas. Algumas das doenças que podem afetar essa região são:

  • Hérnia de disco;
  • Escoliose;
  • Artrite e artrose;
  • Discopatia degenerativa;
  • Estenose do canal vertebral;
  • Lombalgia.

 Cabe ao médico de sua confiança diagnosticar e avaliar o quadro antes de decidir qual será o melhor procedimento para controlar a doença.

Quando recorrer a uma cirurgia de alta complexidade da coluna?

Conforme já mencionado, nem todo problema na região da coluna vertebral necessita, obrigatoriamente, de uma intervenção cirúrgica. No entanto, a cirurgia de alta complexidade na coluna se faz necessária principalmente quando o médico avalia a correção de deformidades no órgão, como a citada escoliose, além da cifose e da lordose, por exemplo.

A cirurgia de alta complexidade na coluna também é uma solução para a remoção dos chamados tumores intrarraquidianos – que são tumores que se formam na medula espinhal ou em alguma área ao redor. Mesmo quando benigno, o tumor na região pode causar desconforto, dor, dormência, fraqueza e problemas intestinais, uma vez que ele empurra a medula e os nervos.

Os tumores intrarraquidianos ainda podem causar uma dor semelhante a uma pontada, que afeta a região do abdômen ou da área torácica.

Cifose, lordose e escoliose

A coluna apresenta um grau de curvatura considerado natural, que faz parte de sua anatomia. É o caso da cifose (curvatura fisiológica nas regiões torácica e sacracoccígena) e da lordose (curvatura da região cervical e lombar). Quando essas curvaturas estão mais acentuadas do que o considerado natural, caracteriza-se a hipercifose e hiperlordose, deformidades que podem demandar uma cirurgia de alta complexidade na coluna.

Com relação à escoliose, trata-se de outra deformidade que também pode ser corrigida pela cirurgia de alta complexidade na coluna. Essa doença é chamada pela linguagem popular como coluna torta e se caracteriza por um desvio lateral em que a coluna passa a adotar um formato de S ou de C.

Tal alteração, em geral, não costuma ter uma causa conhecida. No entanto, estima-se que esta seja uma deformidade relacionada a alterações de desenvolvimento e processos degenerativos da coluna, não estando associada à má postura. Alguns sintomas da escoliose são uma perna mais curta do que a outra, sensação de cansaço nas costas e dores musculares frequentes.

É muito importante que a escoliose seja diagnosticada e tratada pelo seu ortopedista, para que ele identifique se o problema pode ser tratado com simples realizações de sessões de fisioterapia ou de uso de coletes, ou se a doença requer uma intervenção mais drástica, como a cirurgia de alta complexidade na coluna – reservada para quadros mais delicados de escoliose.

Seja qual for o seu problema, lembre-se sempre de buscar um médico altamente qualificado e experiente para realizar uma cirurgia de alta complexidade na coluna, como forma de garantir um tratamento mais seguro e eficaz.

O Dr. Rodrigo Amaral é um ortopedista especializado em tratamento cirúrgico para doenças degenerativas e para alterações estruturais, com anos de experiência em procedimentos distintos – desde os minimamente invasivos até a cirurgia de alta complexidade na coluna. Envie uma mensagem e agende agora mesmo sua consulta.

Fontes:

Dr. Rodrigo Amaral

Instituto de Patologia da Coluna

Conheça mais sobre as principais cirurgias e tratamentos
oferecidos pelo Dr. Rodrigo Amaral, especialista em coluna.

Solicite uma consulta para uma avaliação.

AGENDAR CONSULTA